top of page
Foto do escritorana neto

Estratégias para acalmar para crianças


Menina irritada
Vamos acalmar?

As estratégias para acalmar são atividades que crianças e adolescentes podem utilizar para gerir emoções difíceis, auto-regular-se e sentir-se mais relaxados. Estas são competências importantes para qualquer pessoa, por isso, é crucial proporcionar às crianças e adolescentes uma base sólida de estratégias de calma desde cedo.


Com o tempo, conhecer e usar estas técnicas pode ajudar as crianças a sentirem-se mais calmas, focadas e equilibradas.


Ajuda pensar nas estratégias para acalmar como ferramentas numa caixa de ferramentas. Por vezes, precisas de uma ferramenta específica para determinado trabalho, por isso é útil ter várias à disposição.


Imagina que uma criança está zangada porque perdeu um jogo. Ela precisa de algo que a ajude a lidar com essas grandes emoções e a regular-se. Pode ser necessário respirar fundo, dar uma caminhada rápida até à fonte para beber água e depois colorir durante alguns minutos.


Imagina outro aluno que está preocupado com um teste de matemática que se aproxima. Neste caso, pode precisar de usar um discurso positivo e falar com alguém para expressar as suas preocupações.


Algo muito importante relativamente a estas ferramentas é que servem cada pessoa de uma forma muito específica e única. O que funciona para uma criança num determinado momento pode não funcionar para outra. Às vezes, uma estratégia pode funcionar muito bem na maioria das vezes, mas não estar a resultar num determinado momento. Temos de ajudar as crianças a explorar várias estratégias para encontrar o que funciona!


7 ferramentas para ajudar as crianças a acalmar


Check-in de emoções

Uma das estratégias mais importantes é verificar as nossas emoções e dar-lhes espaço. As crianças e adolescentes precisam de sentir que os seus sentimentos são válidos. Existem várias maneiras de ajudar os alunos a notarem as suas próprias emoções.


Começa por usar uma folha de observação diária de emoções para identificarem como se sentem e o que podem precisar para seguir em frente.


2 páginas do caderno - capa e diário
Diário das emoções

Pensamentos positivos

Incentivar as crianças a cultivarem pensamentos positivos é fundamental para construir uma mentalidade saudável. Aprender a substituir pensamentos negativos por afirmações positivas ajuda a reduzir a ansiedade e a aumentar a autoconfiança.


Pede às crianças que escrevam ou repitam frases positivas, como "Eu sou capaz", "Eu sou corajoso/a", ou "Eu mereço ser feliz". Com o tempo, esses pensamentos fortalecem a resiliência emocional.


Respiração consciente

A respiração consciente é uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a acalmar a mente e o corpo. Ao trazerem a atenção para a respiração, as crianças conseguem reduzir o stress e a ansiedade, reconectando-se com o momento presente.


Experimenta tirar alguns minutos do dia para respirarem profundamente e de forma controlada, sentindo o ar a entrar e a sair do corpo. Está prática simples pode fazer uma grande diferença na forma como se sentem e como enfrentam os desafios do dia.


Menina a fazer a respiração da abelha de acordo com uma carta de um baralho da Bee Shanti
Respiração consciente

Caminhada ou exercício físico

Mover o corpo é uma excelente maneira de soltar energia acumulada e acalmar a mente. Caminhar ao ar livre, correr ou fazer algum exercício físico ajuda a libertar tensões, melhora o humor e promove uma sensação de bem-estar.


Incentiva as crianças a fazerem uma caminhada pela natureza ou a fazerem uma atividade física que gostem. Essa pausa ativa pode fazer maravilhas para renovar as energias e equilibrar as emoções.


Praticar gratidão

Parar um momento para reconhecer e apreciar as coisas boas que temos na vida pode mudar completamente o estado de espírito de uma criança. Praticar a gratidão ajuda a direcionar a atenção para o que é positivo, promovendo uma sensação de contentamento e bem-estar.


Encoraja as crianças a fazer uma lista de três coisas pelas quais se sentem gratas, seja no início ou no final do dia. Este simples exercício pode ter um grande impacto na forma como elas encaram os desafios.

Folhas do caderno com 30 atividades
Caderno da Gratidão

Colorir

Colorir é uma atividade simples e acessível que permite às crianças expressarem-se de forma criativa enquanto relaxam. O ato de escolher cores e preencher formas ajuda a acalmar a mente, proporcionando uma pausa tranquila.


Oferece às crianças livros de colorir ou folhas em branco para que possam dar asas à imaginação. Esta atividade não só entretém, como também é uma forma de meditação ativa.


Alongar

Uma das estratégias mais simples para acalmar é simplesmente levantar e mover o corpo.

Alongar requer que estejamos presentes no momento, concentrado na respiração e nos movimentos. Essa atenção plena ajuda a desviar a mente de pensamentos stressantes, criando uma pausa mental.


Pratiquem alongamentos simples ou posturas de yoga. Quando os alunos estiverem os confortáveis com isso, eles próprios podem guiar a aula com alguns alongamentos simples.

Professora a ver as posturas do baralho na mão
Baralho das 31 posturas

Prática e Consistência

Tal como qualquer habilidade, as estratégias para acalmar precisam de prática. Quanto mais as crianças praticarem, mais naturalmente conseguirão aplicar estas técnicas em momentos de necessidade. Repetição e consistência são chave para garantir que estas ferramentas se tornam uma segunda natureza para elas.


A prática é ainda mais importante quando se trata de gerir emoções difíceis. Isto porque, quando estamos chateados ou sobrecarregados, os nossos cérebros não funcionam de forma ideal.


Quando as nossas emoções tomam conta, estamos a usar a parte límbica do cérebro em vez do córtex pré-frontal, que é a parte do cérebro responsável pelo pensamento racional.


E embora isto seja verdade para todos nós, enquanto seres humanos, é especialmente verdade para as crianças e adolescentes cujos cérebros ainda não se desenvolveram completamente.


Por isso, é extremamente importante que as estratégias usadas sejam fáceis e naturais para as crianças e adolescentes. E isso requer muita prática!


Quando praticamos, é útil lembrar o modelo "Eu faço, nós fazemos, tu fazes". Para cada estratégia, modela-a mostrando como se faz. Depois, pratica essa técnica em conjunto várias vezes. Por fim, podes encorajar os alunos a iniciar a estratégia de calma por conta própria.


Ensinar estratégias para acalmar às crianças é um investimento no seu futuro emocional. Com ferramentas simples mas poderosas, podemos ajudá-las a navegar pelos desafios da vida com mais confiança e equilíbrio. Comece hoje mesmo a incorporar estas técnicas na sua rotina e observe a transformação na forma como as crianças lidam com as suas emoções.


Tens alguma estratégia de calma favorita que usa com as crianças? Partilha connosco nos comentários abaixo!

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page