Seguimos com a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.
Este mês, é dedicado aos pais, aqui no blog. Sabemos como as férias escolares são um periodo importante para fortalecer laços, reconectar e passar tempo com os pequenotes.
Hoje damos palco a uma Yogi que é professora mas também é mãe. Conhecemo-nos através das redes mas nunca pessoalmente. A Ana Brites fez a mesma formação de Yoga que eu e dá aulas a adultos, praticando também com a sua filha.
Nesta entrevista podemos sentir a leveza nas palavras da Ana, percebemos como aproveita o Yoga para se connectar com a sua filha, e como isso lhe enche o coração.
Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Ana:
O que te fez começar a dar aulas?
O gosto pela partilha e a minha característica cuidadora encontrou no Yoga uma via para ajudar os outros. E claro a minha professora Ana que foi a minha grande impulsionadora.
Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?
A Ana Baptista. (Podem seguir o trabalho da Ana, no Instagram em yogana.abhaya. Além de se focar em Yin Yoga, Restaurativo e Aerial, põe todo o seu amor nas peças que faz à mão - de bolsters a almofadas para os olhos, sacos e zafus.)
Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?
Engraçado que antes responderia Yin Yoga, mas hoje em dia não passo sem o meu Hatha matinal, depois uso o Aero Yoga como terapia e como forma de passar tempo útil com a minha filha. Uma das grandes vantagens de uma formação Multiestilos como a que fiz me permite tirar partido de vários estilos e usá-los no dia a dia conforme sinto.
O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?
Os meus professores influenciam as minhas aulas, inspiram-me muitas vezes e gosto muito de relacionar as aulas com os ciclos lunares como a lua cheia ou a lua nova, quando celebramos alguma época especial como um solstício. E a inspiração que mais gosto, as minhas alunas, gosto muito de adaptar a prática quando há essa possibilidade.
Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?
Eu só dou aulas a adultos mas a minha filha faz yoga. Penso que as ajuda principalmente a respirar e, tal como a nós, a compreenderem melhor o que sentem e a confiarem que é possível se expressarem e não ter receio de sentirem emoções.
Recentemente deste uma aula de Yoga para famílias num festival, como é dar aulas nesse contexto?
Foi diferente de qualquer aula que já dei, mas foi muito bom perceber que todos os presentes se sentiram integrados e que o Yoga é muito mais do que uma actividade física.
O que foi especial, para ti, nessa aula?
Ter a minha filha comigo a ajudar-me com os vossos baralhos que tornaram a aula ainda mais especial porque cada família ia tirando uma carta e depois praticavamos todos juntos a carta de cada família. Ver os sorrisos, e interação entre as famílias foi sem dúvida o mais especial nesta aula.
Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?
Que não tenham medo de começar a dar aulas, que confiem nas suas capacidades e que aceitem os desafios e que não é por sermos professoras de yoga que vamos deixar de ser humanos portanto vamos errar... E está tudo certo, quando é uma partilha vinda do coração.
Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?
Os Super Poderes.
Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar?
Digitalmente pela minha página @heartwayyoga.
Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️
Comments