Talvez eles estejam a aprender sobre as aves nas aulas de Estudo do Meio, ou talvez estejas a preparar a aula com uma história que envolve pássaros... Há uma série de posturas que podes usar para uma aula cujo tema são as aves e até podes ir partilhando algumas curiosidades sobre os nossos amigos voadores enquanto eles estão nas posturas - assim, consegues maiores permanências e eles nem notam. Mas não te esqueças que essa informação deve ser interessante para eles - não os deixamos aborrecer, não é verdade?
As aves são, normalmente, voadoras pelo que posturas como a do avião podem ser enquadradas numa sequência com esta temática. Além disso, temos outras como o ovinho ou o ninho que também pertencem ao mundo dos pássaros e, depois algumas posturas como:
Pinguim - postura da montanha: em pé, braços ao lado do corpo, coluna direitinha e peso distribuído por ambos os pés. Esta postura ajuda a desenvolver uma consciência mais profunda do corpo e a trabalhar o equilíbrio. Para os desafiar, convida-os a fechar os olhos enquanto ficam na postura.
Coruja - Levantando a partir de uma postura de joelhos, elevamos os braços ao lado numa expiração. Na expiração deixamos os braços e o quadril baixar. Repetimos por algumas vezes, qual coruja batendo as asas.
Corvo - Colocamos as mãos no tapete, à largura dos ombros, com os dedos bem espalhados no tapete. Deixamos que os joelhos encaixem nas axilas ou sobre os cotovelos, enquanto vamos levantando os calcanhares e vamos ficando em bicos de pés. Focamos um ponto à nossa frente e vamos deixando os pés sair do chão enquanto fazemos força com o abdominal. Para aguentar mais tempo, apontamos os pés em direção ao rabiosque.
Pombo - Podemos começar na postura do cão a olhar para baixo. Numa expiração, levamos o joelho direito em direção à nossa mão direita e o pé em direção à mão esquerda, enquanto deixamos o quadril ir em direção ao chão. Aqui, endireitamos as costas e deixamos o peito expandir, tal como um pombo em todo o seu esplendor.
Cegonha - Começamos em pé, com os pés afastados. Devagar, começamos a transferir o nosso peso para um dos pés e a trazer o joelho contrário em direção à nossa barriga. Aqui, podemos agarrar o joelho com os braços, para estabilizarmos a postura e descansamos como uma elegante cegonha.
e muito mais
Para te ajudar neste tema, criámos as cartas do Yoga com as aves, com 17 posturas que eles vão adorar. (Apenas em formato digital)
Comentarios